top of page
Doctor Checking a Form

NOSSA HISTÓRIA 

Os estudos revelam que o maior obstáculo no combate mundial ao excesso de peso é a falta de treinamento técnico da grande maioria dos médicos e profissionais de saúde, e assim, a obesidade continua crescendo de forma ininterrupta nos últimos 50 anos, apresentando-se como a doença crônica mais prevalente de nossa Sociedade. 

Em 2019 a SBEMO – Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade - iniciou, de forma pioneira, sua implantação no Brasil, com o intuito de qualificar e certificar médicos, profissionais de saúde e estudantes, oriundos de todas as áreas, envolvidos com a Medicina da Obesidade e com a Ciência da Obesidade, visando oferecer capacitação e certificação de excelência que possibilite diagnóstico e tratamento, dentro de elevados critérios de segurança e eficácia. A SBEMO foi formalmente estabelecida com o intuito de criar padrão ouro na abordagem da Obesidade e, com este objetivo, estabeleceu critérios e condições de elegibilidade para credenciamento de médicos, através da realização de exame de certificação, com o intuito de comprovar proficiência no tratamento da obesidade.

 

A SBEMO é uma instituição médica privada e independente, e seu processo de certificação é acessível não somente para médicos brasileiros, mas para médicos de todas as nacionalidades, inseridos como membros internacionais. A aprovação no processo da SBEMO oferece ao médico a Certificação em Medicina da Obesidade, valorizando a área de atuação, demonstrando conhecimento especializado e competência no tratamento da obesidade.

A SBEMO instituiu importante e pioneira medida no contexto da saúde pública nacional, uma vez que a certificação é reconhecida como tradicional sinônimo de excelência e profissionalismo na ciência, e imprescindível para o combate contra o excesso de peso, considerado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Em 2013, a American Medical Association, uma das organizações médicas mais influentes do mundo, decidiu classificar a obesidade como doença. Ao longo dos anos, outras entidades médicas internacionais, incluindo a OMS, reconheceram a condição do excesso de peso como uma doença crônica e grave, com graves e preocupantes proporções mundiais, tornando evidente a necessidade de tratamento qualificado, específico e de longo prazo.

A situação mundial é ainda mais desafiadora pois as estimativas indicam a existência de aproximadamente 14 milhões de médicos no mundo, todos eles de alguma forma atingidos pelas comorbidades relacionadas ao excesso de peso, embora a imensa maioria destes profissionais não possua formação técnica adequada na referida área, com apenas cerca de 0,08% dos médicos do planeta formalmente certificados em Medicina da Obesidade. 

Em 2020, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, conferiu o registro de marca da SBEMO, para garantia de uso exclusivo e, neste momento, a SBEMO, oficializou sua posição como a primeira Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade do País. Para ampliar o alcance de seus objetivos, a SBEMO associou-se em sua fundação com a criação da PABOM – Pan American Board of Obesity Medicine e da EBOM – European Board of Obesity Medicine. Estas sociedades parceiras, devidamente registradas e patenteadas, também compartilham as visões e ideias da SBEMO, acreditando que a certificação é realmente o tradicional sinônimo de excelência e profissionalismo na ciência e, em especial, a forma mais efetiva de combater a Pandemia de Sobrepeso e Obesidade que atinge o nosso planeta. Os critérios de elegibilidade adotados baseiam-se nas melhores evidências científicas, nos critérios de segurança e eficácia farmacológicas e na ampla experiência dos profissionais envolvidos em suas atividades educacionais. A PABOM iniciou seu processo de Certificação em Medicina da Obesidade, em 2022, em conjunto com a SBEMO, enquanto a EBOM inicia seu Exame de Certificação em Medicina da Obesidade em 2024, em Portugal.

 

Em 2023, o Diploma de Certificação em Medicina da Obesidade, chancelado pela SBEMO, passou a ser reconhecido, como Curso de Extensão Universitária cadastrado pelo MEC - Ministério da Educação, através de Convênio Educacional assinado entre a SBEMO e a Instituição de Ensino Superior Faculdade Ensin.E (CNPJ 33.220.000/0001-56), credenciada pelo MEC - Ministério da Educação, através da Portaria número 1.486 de 28/08/2019, publicada no Diário Oficial da União em 29/08/2019. 

Reconhecendo a fundamental importância da abordagem multidisciplinar e demonstrando que a integração multiprofissional é a única forma de vencer os desafios impostos pela Pandemia da Obesidade e do Sobrepeso, a SBEMO, a PABOM e a EBOM, buscam o profundo entendimento e a ação coordenada entre todas as áreas profissionais envolvidas, trazendo também neste pioneiro projeto a Prova de Certificação em Ciência da Obesidade / Certificação Avançada em Obesidade, que visa qualificar e certificar todos os demais profissionais de saúde e estudantes (além dos médicos), oriundos de todas as áreas, envolvidos com a Ciência da Obesidade, visando oferecer capacitação de excelência que possibilite diagnóstico e tratamento, dentro de elevados critérios de segurança e eficácia, tornando a prova de certificação acessível aos profissionais e estudantes da Nutrição, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina, Assistência Social, Odontologia, Farmácia, Bioquímica , Química, Biologia e Ciência de Alimentos.

Um dos objetivos de longo prazo da SBEMO é formalizar o reconhecimento da Medicina da Obesidade como uma especialidade ou sub especialidade médica. Esta meta é fundamental, não apenas pelos prejuízos médicos, sociais e econômicos causados por esta Pandemia, mas também em virtude da quantidade de conhecimentos científicos já produzidos em torno da Medicina da Obesidade, que inevitavelmente a conduzem para seu posicionamento como uma especialidade ou sub especialidade. Como consequência, naturalmente vem ocorrendo a criação de diversos cursos de especialização em Medicina da Obesidade em diferentes Países do Mundo, trazendo progressivamente a valorização da Medicina da Obesidade como área de atuação especializada, e a “destacando” das áreas da endocrinologia, clínica médica, medicina de família e da nutrologia, que são especialidades que tratam de inúmeras outras doenças além do excesso de peso.

 

A SBEMO, PABOM e EBOM reconhecem a complexidade dos problemas de saúde e acúmulo de conhecimento em torno da obesidade, que transcende o aprendizado do curso médico. Reconhecem a relevância epidemiológica e demanda social mundial definida em torno do excesso de peso. Reconhecem que a complexidade que envolve o sobrepeso e a obesidade demanda um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que requer um período mínimo de formação, e que a reunião de tais conhecimentos define um núcleo de atuação própria que não pode ser englobado por especialidades já existentes. Sendo assim, a SBEMO iniciou em 2023, de forma pioneira no Brasil e, o Primeiro Curso de Pós Graduação Lato Sensu / Especialização em Medicina da Obesidade, após a aprovação do MEC – Ministério da Educação, objetivando também, com o passar do tempo, atender aos pré-requisitos legais e reconhecer a Medicina da Obesidade como especialidade ou sub especialidade médica. 

 

Por fim, a SBEMO busca implantar novas soluções, traz novas visões, novas idéias e posturas, se une a parceiros internacionais, assume humildemente a culpa da deficiente formação profissional, revelada pelos dados estatísticos como maior obstáculo no combate ao excesso de peso, e visa solucionar de forma objetiva este entrave através da qualificação e certificação. Acreditamos que a ciência é capaz de transformações maravilhosas, possibilitando um mundo melhor para todos, mas somos absolutamente contra a reserva de mercado e o monopólio do conhecimento em uma área de interesse público como a obesidade. Não existe zona de conforto para aqueles que buscam o progresso na Ciência. A ciência é para todos, deve ser democratizada, alcançando todos os médicos e profissionais de saúde, em prol do bem-estar da humanidade.

INFORMAÇÕES

CONTATO

Centro Executivo Imperatriz

Rua General Liberato Bittencourt,

nº 1885 / Sala 901

(+55 48) 3307 2919

(+55 48) 99135 7951

08:30h às 17:30h

medicinadaobesidade@gmail.com

Florianópolis - SC, CEP 88070-800

SBEMO 720x720 logo white.png
  • Youtube
  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page