top of page

CERTIFICAÇÃO PARA MÉDICOS

POR QUE CERTIFICAR?

A obesidade é a doença crônica mais prevalente de nossa Sociedade, não apresentando resultados estatísticos favoráveis nos últimos 40 anos, em nenhum País do Mundo. Os estudos revelam que o maior obstáculo mundial no combate ao excesso de peso é a falta de treinamento técnico da grande maioria dos médicos do nosso planeta, que não recebem treinamento adequado durante sua formação básica para atuar na área da Medicina da Obesidade com conhecimento sólido e excelência. Além disso, considerável parte dos conteúdos adquiridos nos primeiros anos de formação profissional tornam-se obsoletos com o passar de poucos anos, em virtude dos velozes avanços científicos da Medicina da Obesidade.

 

​A SBEMO, instituída como a primeira Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade do País, busca preencher esta lacuna, capacitando e certificando médicos de todas as especialidades e áreas de atuação, desenvolvendo habilidades para que possam tratar esta condição com eficácia e segurança, entregando um atendimento ainda melhor aos seus pacientes e executando seus serviços de forma mais produtiva e eficiente.

 

A certificação é reconhecida como tradicional sinônimo de excelência e profissionalismo na ciência, e através deste processo, a SBEMO busca direcionar os profissionais no processo de educação continuada e qualificação em Medicina da Obesidade. 

BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO 2024

E

RECONHECIMENTO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

  • Receber Diploma de Certificação em Medicina da Obesidade, chancelado pela SBEMO e reconhecido como Curso de Extensão Universitária pelo MEC - Ministério da Educação, concedido aos participantes do Curso de Revisão em Medicina da Obesidade, mediante aprovação em avaliação teórica e cumprimento dos critérios de elegibilidade previstos no Edital 2024.

  • O Diploma de Certificação em Medicina da Obesidade, chancelado pela SBEMO, passa a ser reconhecido, a partir de 2023 como Curso de Extensão Universitária cadastrado pelo MEC - Ministério da Educação, através de Convênio Educacional assinado entre a SBEMO e a Instituição de Ensino Superior Faculdade Ensin.E (CNPJ 33.220.000/0001-56), credenciada pelo MEC - Ministério da Educação, através da Portaria número 1.486 de 28/08/2019, publicada no Diário Oficial da União em 29/08/2019.

  • Após a conclusão da Certificação, divulgar seu perfil profissional na área "Encontre um profissional" no site da SBEMO (Membros Certificados). Nesta área você acessa a listagem de todos os Membros Certificados do País e do exterior associados regularmente à SBEMO / PABOM / EBOM, com seus respectivos contatos profissionais e mídias sociais, facilitando a busca de pacientes portadores de sobrepeso e obesidade por profissionais certificados e qualificados pela SBEMO / PABOM / EBOM.

  • Os Membros Associados da SBEMO, em situação regular, através de convênio internacional, tornam-se através de convênio internacional, também Membros Associados da PABOM - Pan American Board of Obesity Medicine e da EBOM - European Board of Obesity Medicine. Entretanto, o Processo de Certificação e Diplomação das citadas Sociedades Internacionais é independente e seu credenciamento realizado através de seus respectivos sites.

  • Como Membro Certificado, em situação regular com a SBEMO, ter a oportunidade de se candidatar e votar nas eleições para o Corpo de Diretores, além da oportunidade de participar das Comissões e Departamentos Científicos da Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade, fomentando o ensino e a liderança na Medicina da Obesidade Brasileira.

  • Descontos em eventos científicos (Congressos, Simpósios, Jornadas) promovidos pela SBEMO e por seus parceiros nacionais, SBAM - Sociedade Brasileira de Andropausa e Menopausa, SBEMEE - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Exercício e do Esporte, LONGEVITYWEEK - Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade, e promovidos por seus parceiros internacionais, PABOM - Pan American Board of Obesity Medicine e pela EBOM - European Board of Obesity Medicine, dentro dos prazos estabelecidos por cada instituição.

  • Descontos nos pacotes de Turismo Científico, nacionais e internacionais, organizados pela SBEMO em parceria com a Agência de Turismo Fibratur e MapaMundi Viagens.

  • Consultoria e assessoria jurídica para os Membros Certificados com custos diferenciados e atendimento personalizado.

COMO CERTIFICAR?

Ao atender as condições de elegibilidade abaixo relacionadas, o profissional será diplomado e certificado em Medicina da Obesidade pela Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade - SBEMO. O Diploma de Certificação em Medicina da Obesidade, chancelado pela SBEMO, passa a ser reconhecido, a partir de 2023 como Curso de Extensão Universitária cadastrado pelo MEC - Ministério da Educação. 

O processo de certificação em Medicina da Obesidade da SBEMO possui uma padronização internacional e, portanto, condições de elegibilidade semelhantes necessárias para obtenção da Certificação Internacional em Medicina da Obesidade chanceladas pela  PABOM - Pan American Board of  Obesity Medicine e pela EBOM - European Board of Obesity Medicine, através de um convênio educacional, atualizado e objetivo, baseado nos maiores avanços científicos e melhores padrões internacionais, definindo uma linguagem mundial comum para os profissionais envolvidos com a Medicina da Obesidade.
 Os cursos e avaliações são realizados de forma padronizada. Entretanto, as inscrições são realizadas de forma independente para cada uma das entidades certificadoras, que estabelecem seus critérios e emitem seus diplomas com suas respectivas chancelas.   

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE 2024 / EDITAL 2024

O Médico deverá atender os seguintes requisitos (ítens 1 ao 8) para obter a Certificação em Medicina da Obesidade pela SBEMO. 

1) Ser Membro Associado da SBEMO, da PABOM ou da EBOM com sua anuidade atualizada (R$ 180,00 = valor anuidade / médico SBEMO). O vencimento da anuidade corresponde a data inicial de associação.   

2) Possuir graduação em Medicina, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou em curso realizado no exterior cujo diploma tenha sido validado pelo Ministério da Educação do Brasil e registro regular no Conselho Regional de Medicina do Brasil. A certificação é aberta a todos os médicos conforme critérios dispostos neste edital. 

Estudantes de Medicina do 5º e 6º anos podem se inscrever na Certificação / Capacitação em Medicina da Obesidade, tendo prazo de até 2 anos para atender todos os requisitos para certificação, a contar da data da avaliação teórica.  

 

3) Participar de forma presencial de uma das edições do Congresso Brasileiro de Medicina da Obesidade da SBEMO / Obesityweek Brasil, realizado anualmente. Tal requisito poderá ser alcançado no prazo de até 2 anos, a contar da data da avaliação teórica. A participação no formato on-line para atender a este pré-requisito somente é possível para os candidatos que realizaram prova em 2023 e será encerrada no último dia de Janeiro de 2024. EM 2024, A INSCRIÇÃO ÚNICA PERMITE ACESSO A TODOS AS PLENÁRIAS DOS CONGRESSOS DA OBESITY WEEK BRASIL 2024, ENDOCRINE WEEK BRASIL 2024 E LONGEVITY WEEK BRASIL 2024.

Inscrições abertas  para o Obesity Week Brasil 2024 presencial com valores promocionais de 4º lote.

4) Participar do Exame de Certificação Anual em Medicina da Obesidade, de forma presencial, oferecido conforme o calendário 2024. O aluno (candidato) tem a opção de realizar apenas a avaliação teórica, desde que inscrito regularmente no Curso de Certificação, realizado no formato de revisão, antes da aplicação da avaliação teórica.   

Em caso de reprovação, o aluno poderá também realizar nova avaliação, de acordo com as datas oferecidas pela SBEMO, mediante pagamento de taxa de R$ 480,00.

5) O aluno deverá ser aprovado com média igual ou superior a 6,0 (equivalente a 60%) em avaliação teórica com 100 questões de múltipla escolha, a ser realizada apenas presencialmente, no final de cada Curso de Certificação realizado, conforme o calendário 2024. 

A avaliação teórica final será baseada exclusiva e objetivamente no conteúdo apresentado durante o Curso de Revisão, a ser oferecido com metodologia própria, visando reforçar o exercício dos fundamentos da Medicina da Obesidade aplicados de forma objetiva na prática diária, respeitando os critérios de eficácia e segurança revelados pelas evidências científicas. Os recursos educacionais exclusivos da SBEMO são protegidos pela Lei de Direitos Autorais não havendo compartilhamento de slides ou apostilas.

Entretanto, para profissionais interessados em estudar previamente, a SBEMO disponibiliza lista das principais Referências Bibliográficas Mundiais em Medicina da Obesidade no ícone "Bibliografia", que podem servir como guia para o conteúdo a ser apresentado.

​6) Apresentar comprovante de Pós Graduação ou Especialização ou Residência Médica,  já concluída ou a ser concluída no prazo de até 2 anos, em Acupuntura, Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia da Mão, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia, Gastrenterologia, Genética Médica, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Hepatologia, Homeopatia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Medicina Esportiva, Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Intensiva, Medicina Integrativa, Medicina Legal e Perícia Médica, Medicina Nuclear, Medicina Preventiva e Social, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Nutrologia Esportiva, Oftalmologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radioterapia, Reumatologia, Urologia. A devida formação deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC, já concluída ou a ser concluída no prazo de até 2 anos, a contar da data da avaliação teórica, concluindo os demais pré-requisitos para certificação previstos no edital dentro do prazo aqui estipulado. No caso de Pós-Graduação em andamento, a Certificação somente acontecerá após a conclusão do Curso.

CALENDÁRIO DE CERTIFICAÇÕES 

EXAME DE CERTIFICAÇÃO NACIONAL EM MEDICINA DA OBESIDADE

+ CURSO DE REVISÃO EM MEDICINA DA OBESIDADE

chancelado pela SBEMO - Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade

# 26 e 27 de Agosto de 2024 ( Segunda e Terça )

FACULDADE FIPECAFI / ESPAÇO MAESTRO

Rua Maestro Cardim, 1170 - Paraíso - São Paulo/SP

 

INVESTIMENTO:

3º Lote R$ 2.380,00 Reais (09/05 a 08/07/2024)

4º Lote R$ 2.580,00 Reais (09/07 a 08/08/2024)

COTA ÚNICA / EM ATÉ 12 VEZES NO CARTÃO / VAGAS LIMITADAS

CURSO E EXAME DE CERTIFICAÇÃO EM TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL
NA ANDROPAUSA E MENOPAUSA

chancelado pela SBAM - Sociedade Brasileira de Andropausa e Menopausa

 

# 21 e 22 de Agosto de 2024 (Quarta e Quinta )

FACULDADE FIPECAFI / ESPAÇO MAESTRO

Rua Maestro Cardim, 1170 - Paraíso - São Paulo/SP

 

INVESTIMENTO:

3º Lote R$ 2.380,00 Reais (09/05 a 08/07/2024)

4º Lote R$ 2.580,00 Reais (09/07 a 08/08/2024)

COTA ÚNICA / EM ATÉ 12 VEZES NO CARTÃO / VAGAS LIMITADAS

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA 
CURSO E EXAME DE CERTIFICAÇÃO EM MEDICINA DA OBESIDADE 

  • Epidemiologia

 

- História da Obesidade e Novas Estatísticas – De onde viemos e para onde estamos indo?

- Obesidade na antiguidade

- Evolução da abordagem ao paciente obeso ao longo das décadas

- Estatísticas nacionais e internacionais

- A história mundial da Certificação e da Formação em Medicina da Obesidade

 

  • Diagnóstico / Avaliação da Composição Corporal / Classificação / Etiologia

 

- Como diagnosticar e avaliar o sobrepeso e a obesidade?

- A anamnese e o exame físico

- Equipamentos e técnicas para diagnóstico e avaliação

- Exames laboratoriais e de imagem

 

  • Fisiopatologia da Obesidade

 

- Bases Fisiopatológicas da Obesidade – Como Aplicar na Prática?

- Neurobiologia básica da ingesta alimentar e gasto energético

- Conceito de Doença Crônica Relacionada a Adiposidade

- Genética, epigenética, meio ambiente e estilo de vida

- Conceitos práticos do papel dos neurotransmissores envolvidos na regulação do peso corporal

 

  • Tratamento das comorbidades associadas ao sobrepeso e obesidade

 

- Principais Comorbidades Relacionadas a Obesidade – Como rastrear e manejar?

- Diabesidade / Novas Diretrizes SBD/ADA

- Síndrome dos ovários policísticos

- Doença hepática não gordurosa e esteatohepatite

- Hipogonadismo

- Síndrome de Obesidade-Hipoventilação

 

  • Abordagem do Comportamento alimentar / Abordagem e manejo nutricional

 

- Nutrição e Obesidade – Tudo que o(a) médico(a) precisa saber

- Conceitos nutricionais básicos: caloria, micro e macronutrientes. Como equilibrar?

- Aspectos comportamentais da ingesta alimentar

- Cetogênica, Low Carb, High fat, High Protein, jejum intermitente e tempo restrito de alimentação: a ciência e a prática clínica das principais dietas.

- Suplementação na obesidade: mitos, verdades e quando usar?

- Estratégias nutricionais alternativas

  •  Prescrição de exercícios físicos no sobrepeso e na obesidade

 

- Exercício Físico e Obesidade – Tudo que o(a) médico(a) precisa saber

- Aeróbico ou musculação? Em jejum ou sem jejum? – Como responder estas e outras dúvidas de nossos pacientes, baseados na ciência atual.

- Periodicidade e efetividade, quanto tempo de treino?

- Melhores treinos e combinações para beta oxidação lipídica – O que realmente funciona?

- Melhores treinos e combinações para preservação e ganho de massa muscular – O que realmente funciona?

 

  •  Tratamento Farmacológico da Obesidade

 

- Farmacologia da Obesidade – Segurança, ética e efetividade das medicações antiobesidade

- Medicamentos on label para obesidade: Quais são, como agem, quando e para quem prescrever? Novos medicamentos injetáveis

- Medicamentos off label para obesidade: Quais são, como agem, quando e para quem prescrever?

- Terapias farmacológicas adjuvantes: fitoterápicos e injetáveis

- Vias de administração: farmacologia clínica aplicada ao tratamento da obesidade

- Terapia hormonal: mitos, verdades e critérios para prescrição

 

  • Tratamento Cirúrgico da Obesidade

 

- Tratamento Cirúrgico da Obesidade – O que o clínico precisa saber?

- Indicações e contra-indicações

- Tipos de procedimentos: restritivos, disabsortivos, mistos e endoscópicos

- Avaliação clínica pré-operatória do paciente

- Acompanhamento do paciente bariátrico: reposição vitamínica, modalidades de dieta  e periodicidade de exames

- Rastreio e manejo das principais complicações pós operatórias

- Manejo do reganho de peso no paciente bariátrico: Como conduzir?

 

  • Perguntas e respostas

 

  • AVALIAÇÃO TEÓRICA / EXAME DE CERTIFICAÇÃO 

INVESTIMENTO

8) Realizar o pagamento da Certificação de acordo com os descontos oferecidos nos lotes promocionais. O pagamento poderá ser realizado através de todos os cartões de crédito, de forma parcelada, de acordo com os critérios de cada operadora de crédito.

O pagamento também pode ser realizado através de transferência bancária ou via PIX, mediante envio de comprovante para adm.sbemo@gmail.com.

* Chave PIX : 33.850.142/0001-05
 

* Dados para Transferência Bancária: 
​Banco Itaú - 341
Ag
: 1575
C/c: 99850-3
Centro de Estudos de Medicina da Obesidade
CNPJ: 33.850.142/0001-05

Apoio:

EBOM Logo 2021 New 07-08-2021.png
08-01-2022 V3-E-English Logo.png

Agência Oficial:

Fibratur blue.png

INFORMAÇÕES

CONTATO

Centro Executivo Imperatriz

Rua General Liberato Bittencourt,

nº 1885 / Sala 901

(+55 48) 3307 2919

(+55 48) 99135 7951

08:30h às 17:30h

medicinadaobesidade@gmail.com

Florianópolis - SC, CEP 88070-800

SBEMO 720x720 logo white.png
  • Youtube
  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook
SBEMO Logo 2022 Vector.png
bottom of page