MISSÕES

  • Difundir o conhecimento de que a Obesidade é uma doença complexa, multifatorial, progressiva e que, sendo a doença crônica mais prevalente de nossa sociedade, precisa ser prevenida, diagnosticada e tratada adequadamente por médicos e profissionais de saúde.

  • Difundir a fundamental importância da abordagem multidisciplinar, demonstrando que a integração multiprofissional é a única forma de vencer os desafios impostos pela Pandemia da Obesidade e do Sobrepeso, buscando o profundo entendimento e a ação coordenada entre todas as áreas profissionais envolvidas.

  • Como a primeira Sociedade de Medicina da Obesidade do Brasil, atuar de forma pioneira ao promover a Capacitação e Certificação em Medicina da Obesidade, a nível nacional e internacional, ao alcance todas as especialidades médicas, oferecendo educação médica continuada dentro de elevados padrões de excelência, permitindo que os estudantes e profissionais continuem desenvolvendo suas competências, alcançando conhecimento especializado para entregar atendimento qualificado e diferenciado aos seus pacientes.

  • Atuar de forma inovadora promovendo a Capacitação e Certificação em Ciência da Obesidade, disponível para todas as áreas da saúde, de forma multiprofissional e com alta padronização, uma vez que as comorbidades relacionadas ao sobrepeso e obesidade são extremamente amplas, alcançando todas as áreas de atuação da saúde e as diferentes especialidades profissionais, apresentando enorme impacto social e econômico no Brasil e no Mundo.

  • Servir ao público e a Ciência da Obesidade através da manutenção de elevados padrões de avaliação e credenciamento de médicos, profissionais de saúde e estudantes, buscando oferecer qualificação de excelência e certificação que represente conhecimento especializado na Ciência da Obesidade.

  • Apoiar o estudante e o profissional envolvidos com a Ciência da Obesidade em seu desenvolvimento global, inserindo em nosso programa educacional as informações sobre as ferramentas de marketing digital, de conteúdo e de relacionamento, assim como de gestão e de comercialização eficiente de seus serviços, nos colocando como parceiro e guia na jornada da sua carreira profissional.

  • Definir uma linguagem mundial comum para os estudantes e profissionais envolvidos com a Ciência da Obesidade, unindo esforços científicos com Instituições Internacionais, procurando determinar referências globais e legitimar a Medicina da Obesidade como essencial área de exercício profissional no Brasil.

  • Esclarecer que Diretrizes Clínicas não devem ser utilizadas como um protocolo rígido ou como um rol taxativo de ações na Ciência da Obesidade e do Sobrepeso, mas devem ser apropriadas pelos profissionais de saúde como um instrumento para subsidiar, apoiar e orientar no diagnóstico, no tratamento e na prevenção, adotando abordagens que busquem se aproximar das singularidades de cada paciente e das novas possibilidades da ciência.

  • Difundir o conhecimento de que a Obesidade é uma doença complexa e que, por este motivo, não existem soluções simples, divulgando a importância da personalização na abordagem global do sobrepeso e da obesidade, buscando a individualização de forma ética, com base em evidência racional e científica.

  • Defender o exercício de uma Medicina menos cartesiana e não menos científica, que ao ampliar sua base conceitual e seus olhares para outras possibilidades, pode se tornar mais corrente com as recentes conquistas da ciência moderna.

  • Estimular a atualização constante através da educação continuada e de pesquisas inovadoras e contemporâneas, reconhecendo as limitações referentes ao ensino da Ciência da Obesidade nas grades curriculares de gradução e que considerável parte dos conteúdos adquiridos nos primeiros anos de formação profissional, tornam-se obsoletos com o passar de poucos anos.

  • Tornar o tratamento da Obesidade acessível e viável, em todos os segmentos e esferas sociais, buscando promover cuidados efetivos, através de iniciativas públicas e privadas, que reduzam o fardo pessoal e social da obesidade.

  • Promover a extinção dos preconceitos, tabus, estigmas e visões distorcidas em relação ao paciente, ao médico e ao tratamento da Obesidade e do Sobrepeso.

  • Ser fonte de informações corretas sobre a Ciência da Obesidade e suas relações, esclarecendo a comunidade quanto aos conteúdos eventualmente disponibilizados nos diversos canais de comunicação que não se baseiam em evidências científicas e que não possam ser utilizadas com segurança e eficácia .

  • Através de um programa de educação médica continuada, atualizado e objetivo, baseado nos maiores avanços científicos e melhores padrões internacionais, definir uma linguagem mundial comum para os profissionais envolvidos com a Medicina da Obesidade.
 Além disso, apoiar o médico em seu desenvolvimento global, inserindo no programa educacional as informações sobre as ferramentas de marketing digital, de conteúdo e de relacionamento, assim como de gestão e de comercialização eficiente de seus serviços, colocando-se como parceiro e guia na jornada da sua carreira profissional.

  • A Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade nasce em conjunto com a Pan American Board of Obesity Medicine e com a European Board of Obesity Medicine que, através de convênios internacionais, somam esforços para criar elevados padrões de avaliação e credenciamento, procurando definir padrões de excelência na certificação, legitimando a Medicina da Obesidade como essencial área de exercício profissional no Brasil e no Mundo, buscando vencer os desafios impostos por esta Epidemia.